terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Padrão Scorm

O termo e-Learning é uma combinação ocorrida entre o ensino com auxílio da tecnologia e a educação a distância. Ambas modalidades convergiram para a educação on-line e para o treinamento baseado em Web, que ao final resultou no e-Learning.

Sua chegada repentina adicionou novos significados para o treinamento e fez explodir as possibilidades para difusão do conhecimento e da informação para os estudantes e, em um compasso acelerado, abriu um novo mundo para a distribuição e o compartilhamento de conhecimento, tornando-se também uma forma de democratizar o saber para as camadas da população com acesso às novas tecnologias, propiciando a estas que o conhecimento esteja disponível a qualquer tempo e hora e em qualquer lugar.

A fim de apoiar o processo, foram desenvolvidos os LMS’s (Learning Management System), sistemas de gestão de ensino e aprendizagem na web. Softwares projetados para atuarem como salas de aula virtuais, gerando várias possibilidades de interações entre os seus participantes. Com o desenvolvimento da tecnologia na web, os processos de interação em tempo real passaram a ser uma realidade, permitindo com que o aluno tenha contato com o conhecimento, com o professor e com outros alunos, por meio de uma sala de aula virtual.

A interatividade disponibilizada pelas redes de Internet, intranet, e pelos ambientes de gestão, onde se situa o e-learning, passa a ser encarada como um meio de comunicação entre aprendizes, orientadores e estes com o meio. Partindo dessa premissa, é capaz de proporcionar interação nos seguintes níveis:

Ä Aprendiz/Orientador;

Ä Aprendiz/Conteúdo;

Ä Aprendiz/Aprendiz;

Ä Aprendiz/Ambiente.

Uma definição simples para e-learning seria o processo pelo qual o aluno aprende através de conteúdos colocados no computador e/ou Internet e em que o professor, se existir, está à distância utilizando a Internet como meio de comunicação (síncrono ou assíncrono) podendo existir sessões presenciais intermédias. O sistema que inclui aulas presenciais no sistema de e-learning recebe o nome de blended learning.

Contato humano

Muitas criticas têm sido feitas ao e-learning quanto à ausência do contato humano direto e as deficiências geradas por tal fato. Defensores do e-learning argumentam, entanto, que a aprendizagem baseada em tecnologia compensa a falta do contato humano direto com a criação de comunidades virtuais que interagem através de chats, fóruns, emails, etc, enriquecendo o processo relacional de pessoas com o mesmo interesse, mas com diferentes visões e localizadas em distintas regiões ou países.

Vantagens do e-learning

- Rápida atualização dos conteúdos.

- Personalização dos conteúdos transmitidos.

- Facilidade de acesso e flexibilidade de horários.

- O ritmo de aprendizagem pode ser definido pelo próprio utilizador/formando.

- Disponibilidade permanente dos conteúdos da formação.

- Custos menores quando comparados à formação convencional.

- Redução do tempo necessário para o formando.

- Possibilidade de formação de um grande número de pessoas ao mesmo tempo.

- Diversificação da oferta de cursos.

Desvantagens do e-learning

- A tecnofobia ainda está presente em significativa parcela da população.

- Necessidade de maior esforço para motivação dos alunos.

- Exigência de maior disciplina e auto-organização por parte do aluno.

- A criação e a preparação do curso on-line é, geralmente, mais demorada do que a da formação.

- Não gera a possibilidade da existência de cumplicidades e vínculos relacionais, que somente o processo de interação presencial permite.

- O custo de implementação da estrutura para o desenvolvimento programa de E-learning é alto.

- Dificuldades técnicas relativas à Internet e à velocidade de transmissão de imagens e vídeos.

- Limitações no desenvolvimento da socialização do aluno.

- Limitações em alcançar objetivos na área afetiva e de atitudes, pelo empobrecimento da troca direta de experiência entre professor e aluno.

Padrão Scorm:

Objetos de Aprendizagem (OA)

Objeto de Aprendizagem é um recurso digital que pode ser utilizado como auxílio ao processo de ensino-aprendizagem, e que tem a capacidade de ser reutilizado em vários contextos de maneira a facilitar a apropriação do conhecimento.

Desta forma, os OAs devem ser projetados de forma a integrar-se com outros semelhantes e que esta junção possibilite a criação de contextos maiores. Ou seja, eles são módulos que tem o objetivo de se ligarem e possibilitar a construção do conhecimento. É necessário que haja características de padronização que permitam esta integração. As características são as seguintes: reusabilidade; autonomia; interatividade; interoperabilidade e; facilidade de busca. Para que as características sejam contempladas, o desenvolvimento precisa seguir uma padronização de parâmetros no desenvolvimento de OAs. A adoção de padrões possibilita a uniformização na produção de elementos (OAs) com características unificadas e simplificadas segundo um modelo pré-estabelecido, desde que construídos seguindo as normatizações definidas pelo padrão adotado. Os objetos de aprendizagem devem ser desenvolvidos de maneira a prover compatibilidade com outros objetos.

Atualmente existem diversas especificações que normatizam o desenvolvimento dos objetos. Entre as principais especificações podemos destacar o Instructional Managment System (IMS) Learning Design, o Sharable Content Objetct Reference Model (SCORM) e o Aviation Industry CBT (Computer-Based Training) Committe (AICC).

O SCORM incorpora diversas especificações de objetos de aprendizagem e, desta forma, torna-se compatível com diversos Sistemas de gerencia de aprendizagens (LMS). O padrão SCORM é uma junção de características das especificações de objetos de aprendizagem realizadas por outras entidades – AICC e IMS entre outras - resultando em um padrão abrangente. O conjunto de especificações do SCORM descreve como o conteúdo do OA é criado e encapsulado, como ele é apresentado para um aluno e como avalia a sua evolução. Estas descrições estão colocadas em três diferentes publicações que compõe o padrão SCORM na sua última versão SCORM 2004, Que são: a) Modelo de Agregação de Conteúdo; b) Ambiente de Execução e; c) Seqüenciamento e Navegação. Há que se observar que o padrão SCORM é direcionado para o conteúdo do OA e na maneira como ele deve ser criado de modo a ser automatizado. Porém, não se aprofunda em outras questões do ensino, ficando restrito à interação direta do aluno com o OA.

O SCORM também descreve métodos para conduzir as comunicações entre o curso e o ambiente de gerenciamento de aprendizagem. Isso é referido como o ambiente de execução do SCORM, que inclui comunicações sobre a situação do curso, ou seja, quais materiais estão sendo apresentados para o estudante, assim como informações sobre o progresso do aluno durante o curso. O ambiente de execução do SCORM é derivado do modelo de execução do AICC. A padronização dessas comunicações minimiza os problemas associados com a migração de cursos entre ambientes de gerenciamento de aprendizagem, uma vez que tradicionalmente cada ambiente utiliza sua própria forma de rastreamento e gravação do progresso do aluno durante um curso. Essencialmente, o ambiente de execução do SCORM é implementado através de oito comandos especiais que comunicam-se com o ambiente de gerenciamento de aprendizagem usando javascript inserido nas páginas web do curso. No SCORM, o ambiente de gerenciamento de aprendizagem é responsável pelo controle da distribuição dos objetos de aprendizagem aos estudantes, ou seja, tem a habilidade de determinar o que e quando deve ser entregue e rastrear o progresso do estudante durante o curso.

O SCORM tem como objetivos:

- Padronizar a comunicação entre conteúdos (cursos) e LMS.

- Reutilizar os objetos de aprendizagem, permitindo que os conteúdos sejam reutilizados em contextos diferentes. Isto é, o mesmo conteúdo pode ser utilizado em vários contextos, como por exemplo, um mesmo conteúdo pode ser usado em diferentes disciplinas ou organizado de forma diferente para um novo grupo de alunos.

- Permitir que os objetos de aprendizagem sejam independentes da plataforma de e-learning. Os pacotes SCORM podem ser alocados em ambientes de e-learning de várias empresas diferentes, ou seja, você não fica preso ao seu atual fornecedor.

3 comentários:

  1. muito interessante esse tema, tem métodos para conduzir as comunicações entre o curso e o ambiente de gerenciamento de aprendizagem....mto bom

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  2. Todo padrão tem um objetivo em comum, ou seja, alcançar o resultado de forma eficiênte.

    Devemos sempre buscar segui-los, uma vez que são frutos de muito estudo e dedicação!

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  3. O e-Learning é um grande sistema para ajudar a estudar de forma que as duvidas são tiradas na hora que voce mais precisa de um auxilio, e esta no meio de comunicação de faço acesso.

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